21/10/2015 13:25 - Atualizado em 21/10/2015 22:15

Conheça o som delirante e eclético do músico Daniel Codespoti

Artista lançou dois trabalhos completamente diferentes nos últimos anos

Marcos Ferreira
Dica GT
Daniel Codespoti - Foto: José Henrique Vieira

Acordes no violão são as bases mais comuns na música. Muitas vezes isso pode soar tão normal que cansa, mas nas canções de Daniel Codespoti isso não acontece. No seu EP “Garagem Acústica” (2014), o músico decorre pelas cordas com precisão e criatividade.

Nas seis faixas do disco, Codespoti canta (e toca todos os instrumentos) como se estivesse se apresentando para amigos, com a voz suave ou empostada e rouca. As melodias se variam com poemas urbanos de botecos, entre solos de violão, sem firulas, nada de efeitos ou um monte de elementos. Vai puro como dose de uísque.

O lado country está em todas as canções, algo meio ‘faroeste Arizona’. Mesmo falando de comportamento e em português, até daria para colocar um chapéu e fazer pose de Johnny Cash.

Daí você sai do acústico e vai para “Cocktails” (2015), o mais recente trabalho da banda Pandora´s Cabaret, na qual Daniel assume o vocal, e tudo o que falei se desfaz. Com guitarras afiadas, letras em inglês e um ‘q’ dos bons tempos Kings of Leon, lá no início da carreira (atenção, o músico nunca citou essa referência, mas é a sensação que tenho ao ouvir), mas há também baladas com cara de anos 70 (ouça “One Night Romance” e entenda) e toques de rockabilly (deleite-se com "Devil´s Daugther").

Thales Rocco (baixo), Ruben Salas (guitarra), Abner Franco Marins (guitarra) e Diego Fehrer (bateria) completam a banda que faz um blues / rock moderno, cheio de boêmia. O nome do grupo não poderia ser melhor sacado e docemente abusado - assim como seu som.

A sonoridade do trabalho de Daniel Codespoti como um todo passeia por tantas influências que é difícil rotular. Já em seu quinto registro - somam-se aos dois citados os álbuns solo “Casulo” (2004), único instrumental, “Diabo Scatinado” (2010) e “Outros Moinhos” (2013) –, o que notamos é uma clara evolução sonora. O mais indicado agora é que você mesmo confira essa nossa dica e defina o que achou ou sentiu.

Ouça todos os discos do artista no site oficial: www.danielcodespoti.com

Confira abaixo o álbum “Garagem Acústica”:

Confira também “Cocktails”, do Pandora´s Cabaret:

Ouça as músicas pelo Spotify.

Acompanhe o canal oficial do músico no YouTube.

Marcos Ferreira

Marcos Ferreira é músico, jornalista cultural e assessor de imprensa. Com passagens como redator em agências de notícias, é um dos criadores do Guitar Talks e comanda uma empresa de comunicação.

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

RELACIONADAS

FACEBOOK