13/01/2017 23:43 - Atualizado em 15/01/2017 00:12

O rock e o virtuosismo de Marco Hietala, Zakk Wylde e Dave Grohl

Três músicos de renome mundial na coluna deste sábado

Redação
Hoje é Dia

Hoje é dia!
Por Ladenilson Pereira, professor e historiador


O rock, esse sessentão eternamente jovem, cheio de variações e nuances, dá o tom das homenagens no dia de hoje, marcando o aniversário de três expoentes do gênero.

Marco Hietala completa 51 anos - Foto: divulgação

Começando pelo instrumentista, cantor e compositor finlandês MARCO HIETALA, nascido em 14 de JANEIRO de 1966. Músico experiente, atuou na banda Sinergy e concilia sua atividade principal, de guitarrista e baixista do grupo Nightwish com participações nos conjuntos Tarot e Northern Kings. Sua entrada no Nightwish em 2002, propiciou à banda um salto de qualidade, com memoráveis duetos entre o aniversariante e ex-vocalista Tarja Turunen em “Phantom of the Opera”, além da interpretação de músicas como "Bye Bye Beautiful", "7 Days to the Wolves", "Meadows of Heaven", "Cadence of Her Last Breath" e principalmente, "THE ISLANDER", composta pelo homenageado.

Zakk Wylde comemora meio século de vida - Foto: divulgação

Continuando com o ator, guitarrista, cantor e compositor norte-americano ZAKK WYLDE, nascido em 14 de JANEIRO de 1967, isto é, há exatos 50 ANOS. O virtuose da guitarra surgiu com destaque no cenário musical ao conseguir integrar a banda de Ozzy Osbourne e participar ativamente dos álbuns “No Rest for the Wicked” (1988), “Just Say Ozzy” (1990) e “No More Tears” (1991). Em 1992, criou a sua própria banda, Black Label Society e com esta gravou discos antológicos como “1919 Eternal”, no qual se destacaram as faixas “Bleed For Me”, “Demise Of Sanity”, “Life, Birth, Blood, Doom”, “Bridge To Cross” e “Graveyard Disciples”. A reafirmar tanto talento e criatividade, há ainda o excelente CD solo “Book Of Shadows”, com todas as suas faixas compostas pelo retratado. Desta obra, ressalto “AS DEAD AS YESTERDAY”.

Dave Grohl comemora seus 48 anos de vida - Foto: divulgação

Finalizando com um dos nomes mais importantes do rock contemporâneo, o instrumentista, cantor e compositor norte-americano DAVE GROHL, nascido em 14 de JANEIRO de 1969. O artista foi baterista da banda Nirvana e, após o fim desta com a morte de seu líder, Kurt Cobain, teve uma breve passagem pelo grupo Tom Petty & the Heartbreakers, até fundar o Foo Fighters, do qual é vocalista e guitarrista. Com seu atual grupo, colocou em definitivo seu nome como um dos maiores músicos contemporâneos, tendo os álbuns “There Is Nothing Left to Lose”, “One by One”, “Echoes, Silence, Patience & Grace” e “Wasting Light” laureados com o Grammy. Como se não bastasse este invejável currículo, já tocou ao lado de monstros sagrados como Bruce Springsteen, David Bowie, Jimmy Page, John Paul Jones, Paul McCartney, Peter Frampton, Slash, Max Cavalera, Alanis Morissette e Roger Waters. De um talento como este, é uma ingrata tarefa escolher apenas uma música, mesmo assim destaco “THE PRETENDER”. Parabéns aos artistas e a todos os roqueiros que hoje aniversariam. Até a próxima!

Ladenilson Pereira

Ladenilson Pereira

Formado em História e Direito pela USP, Mestre em Educação pela Uninove, Professor Universitário na FALC (Faculdade da Aldeia de Carapicuíba), Professor de História no MED Vestibulares e também leciona na rede pública estadual paulista. Ele colabora com o Guitar Talks desde setembro de 2013. Exerce seu primeiro mandato como vereador de Carapicuíba.

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

RELACIONADAS

FACEBOOK