26/02/2016 13:49 - Atualizado em 06/04/2016 11:31

Psicodelia tântrica se faz presente no EP "Pales Tantral", da banda Astralplane

Banda tem influências que vão de Pink Floyd e The Doors a Tame Impala

Felipe Madureira
Dica GT
Astralplane - Foto: divulgação

Nos últimos anos surgiu uma série de bandas calcadas no psicodelismo, como o Boogarins e BIKE. Muitas delas influenciadas pelo fenômeno Tame Impala. Ironicamente, parece que a maioria tenta fugir um pouco dessa sonoridade, até mesmo o “pai” dessa leva. É só dar um play em “Currents” – último álbum dos australianos.

Cantando em inglês, a banda Astralplane segue essa trilha. Eles, no entanto, não se fixam apenas a esse new psychedelic e bebem em fontes mais clássicas como de grupos lendários de rock progressivo dos anos 70 – tais quais Pink Floyd, The Doors e Beatles (na fase doidona deles). 

Composta por Lucas Pereira (vocal, teclados, guitarra e violão), Savio Magalhães (guitarra solo), Rodrigo Amorim (baixo) e Gabriel Sanches (bateria), a banda foi gerada em Salvador, Bahia. E lançou recentemente seu primeiro álbum, chamado “Pales Tantral”.

O nome Pales Tantral, é um falso anagrama da palavra Astralplane. A adição de mais um  "T", que não possui no nome da banda, foi intencional e é uma menção às palavras tantra e tântrico, que representam a presença de fortes energias nos seres e o ápice do prazer.

Segundo os músicos, o tântrico não se refere tanto ao apelo sexual e sim em relação à sensação que eles querem passar para os ouvintes. O EP possui sete canções autorais que permeiam as fontes da psicodelia e nostalgia, tentando levar ao público uma viagem ao plano astral.

Ouça “Pales Tantral” na íntegra:

Felipe Madureira

Felipe Madureira

O jornalista e músico Felipe Madureira é um dos editores fixos do Guitar Talks desde o começo de 2014. Na época da faculdade, manteve um blog sobre música e artes, entrevistando artistas independentes e redigindo artigos sobre o assunto. Trabalhou com análise de mídia corporativa e agora volta a se envolver com o que mais gosta.

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

RELACIONADAS

FACEBOOK