Guitar Talks – Sua Conversa Diária Sobre Música

O Guitar Talks era uma revista eletrônica que foi lançada em 2012, e se dedicava ao mundo da música e aos seus fãs.

*VEJA TAMBÉM: Como Ganhar 5.000 Reais por Mês na Internet, Começando do Zero
   
Guitar Talks - Sua Conversa Diária Sobre Música.
Guitartalks.com.br / Reprodução: Wayback Machine – Internet Archive

Seu principal objetivo era manter os leitores atualizados sobre tudo o que acontecia no universo musical, desde notícias sobre shows, lançamentos de discos e livros, entrevistas exclusivas com grandes artistas nacionais e internacionais, até curiosidades sobre diversos temas relacionados à música.

Infelizmente, o site guitartalks.com.br não está mais disponível na internet. Mas o legado que deixou é inegável, sendo lembrado por muitos como uma das melhores revistas eletrônicas sobre música já produzidas no Brasil.

Guitartalks.com.br

Com um time de jornalistas e colaboradores de diferentes regiões do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa, a equipe do Guitar Talks produzia conteúdo de qualidade e com agilidade, disponibilizando-o em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Eles buscavam privilegiar o debate com jornalistas e especialistas da área cultural, para conceber um produto editorial capaz de representar melhor os diversos cenários e facetas da área musical.

O site era composto por diversos canais, como Notícias, Entrevistas, Colunas, Lançamentos, Agenda, Especiais, Mostre Sua Banda, Top 5 e Vídeos, que permitiam ao público acesso a informações e conteúdos variados sobre música, e a cena cultural do país e do mundo.


Notícias

O canal de Notícias trazia tudo o que era importante no mundo da música em primeira mão, desde shows que estavam por acontecer, até os principais fatos do dia, incluindo novidades sobre artistas e declarações.


Entrevistas

As entrevistas exclusivas com grandes nomes da música, nacional e internacional, eram outro grande atrativo do site. Os entrevistados eram abordados de forma personalizada e exclusiva, focando em seus trabalhos, curiosidades e formação, além de detalhes sobre a cena cultural em diversas partes do mundo.


“Hoje é Dia”

A coluna “Hoje é dia” era assinada pelo renomado professor e historiador Ladenilson Pereira, e trazia diariamente informações sobre as datas que marcavam o universo da música, do erudito ao pop, com muito conhecimento e dicas para a trilha sonora de todos os dias da semana.


Lançamentos

O canal de Lançamentos era responsável por trazer opiniões contundentes sobre as novidades do mercado fonográfico, e da literatura musical. Já a Agenda selecionava os principais shows da semana, e passava todas as informações necessárias para garantir o espetáculo.


Especiais

Os Especiais eram dedicados aos fatos inusitados e às listas repletas de curiosidades sobre a música, desde as trilhas dos meses do ano até as principais músicas de protesto do Brasil. Cada tema era trabalhado de forma leve e irreverente, para informar e divertir os leitores.


Mostre sua Banda

No canal Mostre Sua Banda, as bandas que ainda não eram conhecidas pelo grande público, mas que valiam a pena conhecer, tinham espaço garantido no Guitar Talks. O sucesso de amanhã passava primeiro por lá, com som e um papo exclusivo com quem estava se destacando na música.

Todo mês, o Guitar Talks elegeva as cinco melhores músicas da cena independente, mostrando o que de melhor tocava nas garagens e pequenas casas de show do Brasil. As faixas eram escolhidas por uma equipe de críticos musicais, e apresentadas com um resumo de cada artista.


Shows

Por fim, o canal de Cobertura de Shows era um dos mais aguardados pelos leitores do Guitar Talks. A equipe da revista eletrônica estava presente nos principais shows que rolavam em São Paulo e no Rio de Janeiro, e sempre de olho no que acontecia no resto do país.

Os enviados especiais traziam uma visão crítica de cada espetáculo, além de coberturas fotográficas exclusivas. O canal de Cobertura de Shows, do Guitar Talks, era um espaço onde os leitores podiam se sentir mais próximos de seus artistas favoritos, acompanhando as apresentações através das lentes da equipe da revista.


Sucesso

Com uma abordagem inovadora e moderna, o Guitar Talks se tornou um grande sucesso entre os leitores que buscavam conteúdo de qualidade e atualizado, sobre música. Com uma equipe formada por jornalistas de todas as regiões do Brasil, além de colaboradores norte-americanos e europeus, a revista eletrônica se tornou referência quando o assunto era música.

Infelizmente, depois de alguns anos após o seu lançamento, o site guitartalks.com.br saiu do ar e não está mais disponível na internet. Mas o legado que ele deixou é inegável, e será lembrado por muitos como um dos melhores sites de música já feitos no Brasil.


Importância

O Guitar Talks foi um importante veículo para a divulgação de novos artistas, contribuindo para o fortalecimento da cena musical independente no Brasil. A revista eletrônica também foi uma importante fonte de informação, para quem buscava conhecer mais sobre a história da música, com colunas assinadas por profissionais renomados da área.

Além disso, o Guitar Talks também se destacou por sua interatividade, buscando estar sempre em sintonia com as redes sociais e permitindo ao leitor uma experiência mais dinâmica e imersiva. Com clipes, vídeos e streaming, o conteúdo do site era distribuído de forma diversificada e acessível.


Considerações Finais

Em resumo, o Guitar Talks foi um importante veículo de informação e entretenimento para os amantes da música, buscando sempre trazer conteúdo de qualidade e atualizado sobre os mais diversos aspectos do universo musical.

Sua abordagem inovadora e moderna, aliada à sua interatividade e diversidade de conteúdo, fez com que se tornasse referência no segmento de revistas eletrônicas sobre música no Brasil.

Apesar de não estar mais disponível na internet, o legado que deixou é inegável e continua inspirando novas iniciativas no campo da divulgação cultural.

O Guitar Talks é um exemplo de como a música pode ser um poderoso meio de comunicação, e como a internet pode ser um importante instrumento para a democratização do acesso à cultura.

Que sua memória continue a inspirar novos projetos e iniciativas, no campo da música e da cultura em geral.

*VEJA TAMBÉM: Como Ganhar 5.000 Reais por Mês na Internet, Começando do Zero
   

Veja também:

Como criar um negócio online e ganhar dinheiro na internet.