30/09/2015 01:30 - Atualizado em 02/10/2015 13:15

Cobogó retoma coleção "O Livro do Disco" com quatro novas publicações

Editora lança livros sobre álbuns de Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Stevie Wonder e Joy Division

Felipe Madureira
Guitar Talks

A Editora Cobogó lançou no final de 2014 a coleção “O Livro do Disco”, que se debruça de forma abrangente sobre álbuns emblemáticos da discografia brasileira e estrangeira, sob o ângulo astuto de críticos, músicos, escritores, produtores e pesquisadores. Agora, a editora traz ao mercado quatro novos títulos: ”Electric Ladyland” (Jimi Hendrix, por Jonh Perry), “Led Zeppelin IV” (Led Zeppelin, por Erik Davis), “Songs in the Key of Life” (Stevie Wonder, por Zeth Lundy) e “Unknown Pleasures” (Joy Division, por Chris Ott).

Em “Electric Ladyland”, John Perry apresenta os bastidores do último álbum de estúdio de Jimi Hendrix, produzido com uma liberdade até então inédita na trajetória do músico. Com discussões minuciosas sobre cada faixa e informações sobre a maneira como o álbum foi gravado, o autor descreve a obsessão e o rigor técnico de Hendrix como músico, além de sua visão original como produtor.

Já “Led Zeppelin IV” utiliza o quarto álbum de estúdio do Led Zeppelin, quarteto formado por Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham como ponto de partida para a jornada empreendida pelo autor Erik Davis para apresentar o leitor ao universo místico desta que é uma das bandas mais inovadoras na cena rock’n’roll dos anos 1970.

“Songs in the Key of Life” é um clássico dos anos 1970 e um dos maiores sucessos da carreira de Stevie Wonder. No livro, Zeth Lundy propõe uma investigação minuciosa do processo de criação do artista e examina as características que fazem desse um álbum fundamental do século XX. O livro também aborda o contexto da época em que o disco foi produzido, detalhando como eram as relações profissionais entre gravadoras e artistas.

Por fim, de forma cuidadosa e apaixonada, o jornalista Chris Ott propõe separar o que é fato do que é mito para mostrar como o disco “Unknown Pleasures”, do Joy Division, foi concebido e por que ainda ressoa com tanta força nos dias de hoje.

A nova safra da coleção “O Livro do Disco” será lançada nesta quarta-feira, 30, às 19h, na Livraria Blooks (Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro). Haverá um bate-papo sobre música e literatura com os organizadores da coleção, Frederico Coelho e Mauro Gaspar, e os autores Mariano Marovatto (Legião Urbana) e Paulo da Costa e Silva (Jorge Ben Jor).

Coleção completa: “As Quatro Estações” (Legião Urbana, por Mariano Marovatto), “A Tábua de Esmeralda” (Jorge Ben Jor, por Paulo da Costa e Silva), “Estudando o Samba” (Tom Zé, por Bernardo Oliveira) “Lado B Lado A” (O Rappa, por Frederico Coelho) “Daydream Nation” (Sonic Youth, por Matthew Stearns) “Endtroducing...” (DJ Shadow, por Eliot Wilder) e “Velvet Underground and Nico” (por Joe Harvard).

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

RELACIONADAS

FACEBOOK