22/09/2017 15:41 - Atualizado em 10/10/2017 00:10

Dia Mundial Sem Carro: Allumar lança clipe com crítica à cultura automobilística

“Valsa ao Motorista” também é um incentivo a outros modais de transporte, como a bicicleta

Felipe Madureira
Guitar Talks
Allumar - Reprodução: YouTube

Este dia 22 de setembro é o “Dia Mundial Sem Carro” e o trio Allumar aproveitou para lançar o clipe de “Valsa ao Motorista”. A faixa vai integrar o primeiro álbum cheio do grupo, formado por Marianna Ferrari (voz/violão/violão tenor/ kazoo/ buzina de bicicleta), Allan Spirandelli (voz/violão) e Luccas Bracco (contrabaixo).

O registro é uma sátira à cultura do carro, ao amor pelo automóvel que permeia as relações interpessoais no Brasil como um todo. Dirigido e roteirizado por André Silvério (Isografia), o clipe mostra um encontro da banda para um show, cada integrante saindo da sua casa com os respectivos instrumentos, se deparando com dificuldades e facilidades de cada modal que escolhe. 

“(...) O mote do clipe é mostrar diversas situações de trânsito. Há sim, uma crítica ao automóvel, principalmente à conduta de motoristas imprudentes e à cultura do status que um "carrão" trás. Por outro lado, há também a compreensão de que esse não é perfil de todos os motoristas (...)”, conta Marianna.

“Algumas imagens seriam gravadas no metrô de São Paulo, mas custa R$ 9 mil para uma hora de gravação dentro de qualquer estação, em um horário que eles determinarem. Tem toda uma burocracia para isso. Nosso orçamento não comportava. A gente achou um absurdo, assim como o preço da passagem que a população paga”, conclui.

O Allumar foi formado em 2013 e já conseguiu levar seu trabalho a um número expressivo de ouvintes, se firmando no cenário da canção brasileira. O grupo participa anualmente dos Festivais de Música de Câmara, promovidos pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. 

Em 2015, o trio produziu seu primeiro EP, homônimo, gravado, mixado e masterizado por Gustavo Breier, do Instituto do Som. A captação foi feita no teatro Timochenco Wehbi.

Assista ao clipe:

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

RELACIONADAS

FACEBOOK