12/12/2016 14:44 - Atualizado em 21/12/2016 01:51

Fenômeno pop? Mozart é o maior vendedor de CDs de 2016

Cálculo improvável deu título ao mestre da música erudita

Marcos Ferreira
Guitar Talks
Mozart - Imagem: reprodução

O ano está acabando e as listas de melhores discos, retrospectivas e recordes de vendas surgem de toda parte, mas uma delas está chamando a atenção. O título de CD mais vendido de 2016 foi tomado dos grandes fenômenos pop e dado com louvor para um ícone da música erudita.

Nada de Drake, Taylor Swift, Adele, Britney Spears ou Lady Gaga. O álbum “Mozart 225: The New Complete Edition”, uma coletânea do mestre da música clássica Wolfgang Amadeus Mozart, morto no distante ano de 1791, vendeu 1.25 milhões de cópias.

A expressiva vendagem em tempos atuais se deve também ao fato da compilação conter 225 CDs – número que dá nome à caixa e representa os anos do falecimento do artista. Esse montante de compact discs inflou o cálculo, pois segundo o site Stereogum, a Billboard (que levanta os dados) calcula cada CD presente nos boxes para a soma total.

A pomposa caixa de Mozart foi lançada em 2016 com todos os trabalhos do compositor, interpretados por 600 solistas do mundo todo e 60 orquestras em um total de 240 horas de música.

O material é avaliado em US$ 470, mais de R$ 1,5 mil, o que prova que um público seleto ainda consome a boa música erudita, independente do custo.

Confira um pouco sobre o artista na coluna "Hoje é dia!".

Imagem: reprodução

Ouça um pouco de Mozart no Spotify:

Caso não consiga ouvir as músicas completas, cadastre-se gratuitamente no Spotify e baixe seu aplicativo.

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

RELACIONADAS

FACEBOOK