21/06/2016 11:58 - Atualizado em 23/06/2016 12:22

Natura Musical entra na última semana para receber projetos

Editais escolherão trabalhos voltados à música brasileira

Marcos Ferreira
Guitar Talks

Acima, alguns artistas que já participaram do Natura Musical

O Natura Musical recebe até sexta-feira, 24, as últimas inscrições para projetos de todo o País. Reconhecido por renovar e preservar a música brasileira, em 10 anos o programa já patrocinou mais de 1.250 produtos culturais.

Nesta edição, a iniciativa vai selecionar novos trabalhos – como CDs, DVDs e outros - e projetos de registro e difusão, entre filmes, livros, pesquisas, digitalização de acervos e outros produtos.

Podem participar produtores artísticos e culturais, músicos, grupos, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas. Os editais regionais de música do Pará, Rio Grande do Sul e Bahia também encerram nesta data. O portal www.naturamusical.com.br traz o regulamento e todas as informações para inscrição.

Ao todo, uma verba de R$ 4,6 milhões será distribuída para os editais nacionais e regionais. Abrangendo todo o Brasil, será direcionada uma fatia de R$ 1,8 milhão, já Bahia e Pará ficarão com R$ 1 mi cada. O Rio Grande do Sul terá disponível R$ 800 mil. O repasse é feito com apoio das Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e do ICMS nos Estados (inscrições na página natura.sponsor.com).

Os editais, abertos a projetos de qualquer área artística com foco em música brasileira, buscam projetos que combinem a diversidade dos ritmos nacionais com conceitos sonoros universais.

Dona Onete - Foto: divulgação

Para participar dos editais, os projetos precisam atender às exigências para inscrição nas leis de incentivo. A seleção fica a cargo de uma comissão de especialistas formada por críticos, produtores, jornalistas, músicos e pesquisadores. O time de avaliação se renova anualmente, visando garantir a diversidade e transparência de todo o processo. 

“Os editais Natura Musical procuram identificar e patrocinar a música que nos conecta ao mesmo tempo com o local e o global, que aproxima a Natura do consumidor por meio de experiências prazerosas, ampliando seu contato com a beleza em toda a sua diversidade”, explica Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional empresa.

Desde o ano passado, a categoria lançamento de primeiro ou segundo trabalho do edital nacional é escolhida por meio de votação popular. A comissão indicará os artistas para participarão da campanha online e os dois nomes com maior votação serão contemplados para a gravação do CD e shows de lançamento do projeto. 

Cada projeto poderá propor livremente o escopo e valor do patrocínio dentro da faixa estipulada para cada categoria e edital; são elas:

* Lançamento de novos trabalhos – R$ 50 mil a R$ 600 mil
* Registro e difusão – R$ 50 mil a R$ 600 mil
* Voto Popular (primeiro ou segundo trabalho) – até R$ 80 mil

Nos editais regionais, há duas categorias - Lançamento de novos trabalhos e Registro e Difusão - e o teto para patrocínio nos dois casos é o mesmo, definido pelas leis estaduais:

* BA - até 250 mil
* RS - até 240 mil
* PA - até 200 mil

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