20/04/2018 03:28 - Atualizado em 11/05/2018 01:20

O conto divertido e saboroso em cima do termo 4e20; cof, cof, cof...

Brenfa, banza, breu, dedo de gorila, sardinha, perna de grilo, sativa...

Redação
Guitar Talks
4:20 - Foto: divulgao

Texto: Danilo Ribeiro
Edição Final: Felipe Madureira (Maddu)

De erva medicinal na Ásia, passando por commodity pra construção de cordas e tecidos na América do Norte
, a Maconha, quer queira ou não, é o catalizador favorito do rolê moderno. Chame do que quiser, o psicoativo mais popular pode ser um remédio ou um meio de entretenimento também, e uma das gírias mais populares é o termo 4e20. 

Porra, por que 4e20?

A origem confusa do código é tão esfumaçada quando seus efeitos. Cof, cof, cof... Alguns alegam que se refere ao código policial norte-americano do governo da Califórnia para "delinquência juvenil" 

Outros afirmam que, antes se tornar o cancioneiro da voz americana do século 20, Bob Dylan era um jovem cansado e decepcionado cantando músicas tristes que provocaram seus fãs a especular que a track "Rainy Day Women No. 12 & 35", com o seu refrão "Everybody must be stones", deu origem ao termo. 420 sendo o produto de 12 vezes 35. A galera tinha muito tempo livre pra pensar essas coisas, muita brisa.

O senso comum  conta  que a origem mais popular envolve um grupo de amigos da San Rafael High School nos anos 70, na Califórnia, que se autodenominava "Os Waldos". O irmão de um amigo do primo de algum deles estava com medo de ser preso por um pedaço de beck que ele estava cultivando na floresta em Point Reyes, então ele desenhou um mapa e deu aos adolescentes permissão para ceifarem o resultado da colheita. 

O grupo se encontrava na estátua do químico que deu nome à escola, Louis Pasteur pontualmente (ou não) às 4h20 logo após as aulas. Eles fumavam um baseado e saíam em busca do remendo, já que provavelmente alguém deve ter esquecido onde o ponto do plantio ficava. Eles nunca o encontraram, mas seu léxico particular - "420 Louie" e mais tarde "420" - ganhou vida própria além do grupo.

"Essa galerinha tá fumando muita maconha"

Os Waldos guardaram cartas com carimbo e outros artefatos da década de 1970 referindo-se ao "420", que agora mantêm em um cofre de banco, e quando o Oxford English Dictionary adicionou o termo a alguns anos atrás, citou alguns desses documentos como os primeiros usos registrados da entrada. 

Algo a mais: um dos meninos desse grupo se tornou roadie do Grateful Dead e o bagulho pegou força

Doidera é: o Projeto 420 do Senado da Califórnia (coloquialmente conhecido como Lei do Programa de Maconha Medicinal) foi um projeto de lei apresentado por John Vasconcellos do Senado do Estado da Califórnia e posteriormente aprovado pela Legislatura do Estado da Califórnia e assinado pelo governador Gray Davis.

(A data é comemorada em 20/4 porque em inglês é tudo “ao contrário”, inclusive os números deles. O mês vem antes do dia).

Faltou algum nome? Achou da hora? Gosta mais do que lasanha? Comente. Curta. Mostra pros amigos.

Ouça “Rainy Day Women No. 12 & 35”, do Bob Dylan:

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

RELACIONADAS

FACEBOOK